São Paulo

Influência árabe

13 de fevereiro de 2016

Tenho o costume de ir com meus filhos e amigos à 25 de março no início do ano comprar adereços e fantasias para o Carnaval. O programa fica completo com um almoço em algum restaurante árabe da região. Delícia! Esse programinha é muito divertido, seja pelo movimento daquelas ruas em clima pré-carnavalesco, seja pela criatividade dos produtos das lojas da Porto Geral.

Este ano fiz esse programa com minha amiga Eve. Nos encontramos na 9 de julho, tomamos um ônibus até o terminal Bandeira e caminhamos até o Largo São Bento. Paramos no Girondino para um café. Eve me perguntou como tinha tido essa ideia de ir à 25 comprar as fantasias e tal. Comentei que minha família, árabe do lado materno, tinha loja aqui na 25, há muito tempo atrás. Era um lugar que frequentava quando pequena. Devia ser por isso que gostava de voltar lá e de levar os filhos. Hoje de manhã, ao ler o jornal, vejo a notícia que caiu como uma luva nessa história toda: o mesmo lugar em que tomávamos o nosso café, Largo de São Bento, era palco da folia carnavalesca árabe! Os imigrantes lá se reuniam para celebrar o carnaval à maneira oriental! Incrível isso. Realmente não sabia.

Mas fez todo o sentido. Eve, complementando a explicação; o artigo cita que os árabes sempre gostaram de cantar e dançar e de se reunir para fazer isso! Vem daí a minha animação para essas atividades, tá no sangue! P.S. Ainda sobre o carnaval; assisti a apuração dos desfiles de São Paulo, não entendi direito algumas regras e lamentei a violência ocorrida ali.  Mas gostaria de deixar um contraponto a essa história. Como disse anteriormente desfilamos na Unidos de Vila Maria e fomos, amigas, filho, amigo do filho, aos ensaios na quadra, aprender o enredo e as coreografias. Me senti tão bem recebida lá! E vi o que a quadra e a escola representam para os moradores do bairro. Todos chegando a pé, com a família, arrumados, animados, orgulhosos de seu bairro. Foi uma experiência incrível que recomendo e que vou repetir! 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta